segunda-feira, 19 de abril de 2010




MOSTRA HANSEN BAHIA 95 ANOS
  EM SÃO FÉLIX



Hansen Bahia


Em São Félix, na casa onde o artista alemão Hansen Bahia viveu os últimos anos de sua vida ao lado da esposa Ilse Hansen, será possível conferir a partir de hoje, às 17 horas, todas as xilogravuras, matrizes e pinturas que foram restauradas em 2009 através de um investimento da Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil.


"baiana" - Hansen Bahia

Na exposição “Hansen Bahia 95 anos”, que aconteceu no ICBA (Instituto Cultural Brasil-Alemanha) até 3 de abril, apenas as obras de Hansen foram expostas, mas agora, no dia em que Hansen completaria 95 anos de idade, o público vai poder conferir também as obras restauradas de Mario Cravo, Carybé, Genaro e de um artista etíope (desconhecido), além de todos os objetos que fazem parte da intimidade do  artista alemão e do acervo da Fundação Hansen Bahia”, explica a curadora da exposição “Hansen Bahia 95 anos – parte 2”, Lêda Deborah. A exposição segue até março de 2011.

Segundo o coordenador executivo da Fundação, Raimundo Vidal, o investimento de R$ 85 mil para restauração das obras da casa de Hansen corresponde ao segundo patrocínio do Governo Alemão à Fundação Hansen Bahia nos últimos 20 anos. Na década de 90, também com a intervenção do Consulado da Alemanha na Bahia, aquele país contribuiu com aquisição de computador, construção da reserva técnica de São Félix, restauro e emolduramento de obras para exposição. “No dia a dia da Fundação, vale destacar, é o Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, que mantém viva a memória e conserva o acervo do artista plástico alemão mais respeitado na Bahia”, destaca Vidal.


Fundação Hansen Bahia

A Fundação Hansen Bahia possui aproximadamente 12 mil peças de Hansen Bahia, mil de Ilse Hansen, além de muitas assinadas por outros artistas, os quais faziam parte do acervo pessoal do artista alemão. No total, são 13 mil obras de arte. Somando-as aos objetos (ferramentas de trabalho do artista, mobiliário e acessórios, dentre outros), o acervo total dos dois museus (o de São Félix e o de Cachoeira) está estimado em 18 mil peças.


Artista alemão


Auto Retrato de Hansen

O período de iniciação artística de Hansen Bahia coincidiu com o desenvolvimento da gravura alemã e com o começo de vários movimentos artísticos importantes na Europa, a exemplo do expressionismo, ao qual foi fiel em sua produção. Autodidata na técnica que lhe garantiu sucesso internacional, Hansen Bahia talhava a madeira com precisão e perfeição partilhada por poucos.

Em 1950, deixou a Alemanha e veio conhecer o Brasil. Em São Paulo, trabalhou como artista gráfico. Cinco anos mais tarde, mudou-se para a Bahia, onde viveu e produziu intensamente. A paixão pelo estado fez com que o gravador, depois de conquistar reconhecimento internacional, incorporasse o nome da terra e assumisse a assinatura Hansen Bahia.                                                                                

Amante da nova terra, Hansen Bahia não se contentou apenas em naturalizar-se brasileiro. Doou à Bahia, especificamente à cidade de Cachoeira as obras relevantes do seu acervo e criou a Fundação Hansen Bahia, através de testamento, em abril de 1976. Apenas dois meses depois de inaugurar a primeira sede da fundação, o artista faleceu no dia 14 de junho de 1978, deixando para a Bahia o seu legado mais valioso: um enorme acervo de obras de arte e trinta livros publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário